Espetáculos

O mais novo espetáculo da Vitrola: "Famílias de A a Z". São 26 personagens, cada um ilustrando uma letra do alfabeto. O texto e as ilustrações apresentam a família dos personagens. Essa apresentação é mistura doses de humor, sinceridade, sensibilidade e realidade,exatamente como as crianças nos apresentam o seu mundo. Leila Pereira, a autora, inspirou-se nos atuais modelos de família vivenciados por seus alunos e comentados em sala de aula. Atualmente a família vai muito além do modelo tradicional pai, mãe e filhos. Os modelos atuais incluem animais de estimação, mais de uma mãe, mais de um pai, mais de uma família e muitas outras possibilidades. As famílias são lindamente ilustradas por Maurizio Manzo e o livro editado pela Dimensão, editora mineira. Além de reconhecer esses novos modelos familiares a ideia é que as crianças aceitem e acolham essas famílias prevenindo o bullying e conscientizando as crianças de que "Seja qual for a realidade, o que importa é uma família que nos ame de verdade". Nestes tempos de tanta violência, dificuldade de comunicação e relacionamentos resgatamos os valores da família, lembrando que a saída e princípio de tudo é o amor. Durante o espetáculo algumas crianças da plateia são convidadas a apresentar a sua família. O espetáculo tem trilha sonora exclusiva composta por Karine da Cunha.
Crédito: Francisco Sanchez

CANTIGAS CONTADAS
sugestão para eventos do Dia da Criança e Dia do Professor
Em 2012 foram mais de 50 apresentações para crianças e adultos nos mais diversos espaços e eventos. As cantigas de roda contadas e cantadas surpreendem e agradam crianças e adultos!
Espetáculo de 50 minutos para crianças com idades entre 3 e 9 anos. Leila Pereira conta as histórias publicadas na Coleção Cantigas Contadas. Cada história foi inspirada nas cantigas de roda por isso que a trilha sonora é feita ao vivo pela musicista Karine da Cunha em voz, violão e cavaquinho com muitas cantigas de roda e músicas incidentais entre as contações. E ainda tem mais: Leila Pereira desvenda alguns mistérios como "Por que o cravo brigou com a rosa?" ou "Por que a Terezinha (aquela que de uma queda foi ao chão) caiu?" As crianças se divertem, cantam, refletem e os adultos voltam no tempo...lá na infância.

 

Acesse mais um trecho do espetáculo no link: http://www.youtube.com/watch?v=x8iZbd53Crk
Em 2012 a Vitrola lançou o CD CANTIGAS CONTADAS com a trilha sonora do espetáculo CANTIGAS CANTADAS!Encomende o seu!


LENDAS AO PÉ DA FOGUEIRA


São duas esquetes teatrais com duas lendas gauchescas cada: a lenda da erva mate e o Baile da Bicharada e a lenda do João de Barro e a lenda do arroz. Leila Pereira interpreta a troveira que conta causos e lendas; Karine da Cunha é a prenda apaixonada que canta versos. Karine criou a trilha do espetáculo com paródias sobre canções nativistas conhecidas como "Tertúlia", "Canto alegretense"entre outras, além de canções originais. Embora criado para o público infantil, os adultos se divertem e relembram as lendas no formato da Vitrola: com teatro de objetos e muita música. Com direção cênica de Elisa Cunha o espetáculo foi apresentado em 2014 no acampamento farroupilha no Parque Harmonia para escolas e público em geral todos os dias em várias sessões. Faça contato e leve o "Lendas"para sua escola. Indicado para educaçao infantil, fundamental I e II.
Abaixo imagens de cada uma das esquetes com os respectivos objetos cênicos e personagens das lendas.




ATENÇÃO ESCOLAS: ESPETÁCULO NOVO DA VITROLA COM AS LENDAS DO FOLCLORE!
UM PASSEIO PELAS LENDAS DO BRASIL
  
A Vitrola de Histórias convida o público a passear pelas cinco regiões brasileiras através de suas lendas. No repertório canções e lendas conhecidas como "Negrinho do Pastoreio" e bem pouco conhecidas como "Matinta Perera" e "Pai do Mato" entre outras que ganharam músicas inéditas e exclusivas para o espetáculo. Os livros "O Negrinho do Pastoreio" de Elias José e "13 lendas do folclore"de Mario Bag norteiam a contação. Duração: 50 minutos.

UM PRESENTE ESPECIAL
O espetáculo narra a história de Norberto publicada em livro e lançada em abril de 2012 pela Editora Nova Castelo. Norberto é o sétimo filho de um ilustre coelho: o Coelho da Páscoa. Entre outras peculiaridades Norberto é alérgico a chocolate! Pois é...E ele vai em busca de alguém para entregar um presente especial mas essa tarefa não é nada fácil. Norberto sai pelo mundo e enquanto o ano passa vão chegando as datas comemorativas como o Dia das mães, o Dia dos Pais, o Dia do escritor, Dia da Bandeira, Dia das Crianças, o Reveillon, o Carnaval, entre outras. São várias datas e cada uma ganha a sua música. Algumas conhecidas e outras exclusivas feitas por Karine especialmente para o espetáculo!  O espetáculo estreou em agosto deste ano em versão para o Dia dos Pais conciliando apresentação das crianças com a da Vitrola.  Foi concebido dando destaque a todas as datas igualmente mas pode ser adaptado a eventos temáticos de escolas e instituições como a Semana Farroupilha (nesta versão o espetáculo ganhará trilha sonora gauchesca), Dia das Crianças, Halloween, Natal, entre outras. Vamos comemorar a vida com a Vitrola? Teremos muito prazer em adaptar "Um presente especial" para o seu evento. Envie agora sua proposta para vitroladehistorias@gmail.com O espetáculo é bem interativo pois para cada data é escolhida uma criança da platéia para representar a data que está sendo cantada.
ESSA HISTÓRIA PODE SER CONTADA PELA VOVÓ COELHA

HISTÓRIAS DE CAIPIRAS...
Uma ótima dica de atração para a festa junina. Leila conta várias histórias temáticas enquanto Karine canta músicas conhecidas das festas juninas.
 UM PLANETA COMESTÍVEL
O que você faria se morasse em um planeta onde os continentes fossem separados por categorias alimentares e só pudesse consumir o que ali existisse? Pois era assim no planeta do Rei Glutão. Exceto para ele, é claro! Até que um dia...Chame a Vitrola para contar e cantar essa história e descubra o que aconteceu nesta deliciosa história de Leila Pereira,  ainda não publicada e saborosamente musicada por Karine da Cunha com músicas próprias sobre alimentos.
UM PRESENTE ESPECIAL - VERSÃO GAUDÉRIA
O
A história do livro "Um presente especial" ganha figurino e trilha sonora em homenagem a Semana Farroupilha. Devidamente pilchadas Leila e Karine contam e cantam a trajetória do coelho Norberto ambientada por paródias de canções conhecidas como "Guri", "Prenda Minha", "Céu, sol, sul", "Canto alegretense entre outras. 

ERA UMA VEZ...AS BRUXAS BRINCANDO COM INGLÊS


Embora não tenha sido publicada (ainda) essa história, já foi apresentada por Leila em diversas ocasiões mas principalmente no mês de outubro para o Dia da Criança e em festas de Halloween. Inspirada no seu cotidiano em sala de aula como professora de inglês na educação infantil, Leila criou uma história que além de divertir as crianças trabalha o inglês em diálogos e canções. A trilha sonora foi criada pelo músico Evandro Alves.  Crianças e adultos se divertem com os personagens: as irmãs Badinha (do inglês "bad", a irmã má) e Goodinha (do inglês "good", a irmã boazinha); o galã Bad Pitt, entre outros. A história traz a data americana do Halloween, mas pode ser apresentada pela Vitrola o ano todo!

O CASO DOS BRINQUEDOS TROCADOS

 Publicada em 2009, essa história será remontada pela Vitrola a partir do mês de novembro. Trata-se de uma história de Natal protagonizada por quatro crianças. Duas meninas e dois meninos, com gostos muito diferentes escolhem o que querem ganhar de Natal. Mas, por conta das trapalhadas de um Duende, os presentes foram trocados. E agora...? Uma história que trata sobre as diferenças de gênero na infância. Existem brinquedos que são somente para meninos e outros apenas para meninas? Ou tratam-se de imposições que os adultos fazem às crianças, como reflexo cultural? O caso dos brinquedos trocados foi o primeiro livro publicado de Leila Pereira com ilustrações de Jorge Hermann. Na apresentação a história é ambientada por canções da exclusivas de Karine da Cunha para cada personagem da história. E a Mamãe Noel escolhe 4 crianças da platéia para viverem os personagens.
ESSA HISTÓRIA PODE SER CONTADA PELA MAMÃE NOEL

 
-->
Ou ainda com outra história de Duende...

HISTÓRIAS DE DUENDES

Leila Pereira conta histórias de duendes. “O caso dos brinquedos trocados”, primeiro livro de sua autoria, narra a aventura de quatro crianças, com gosto muito diferentes e que escolhem seus presentes de Natal. Mas, por conta de um atrapalhado duende, seus brinquedos são trocados. Já em “O dia em que as avós perderam a memória”, do escritor Oscar Salas, um duende ladino que adora ouvir histórias rouba a memória das avós e as coloca dentro de seu travesseiro.
 
VIVA AS MAMÃES
-->
Leila Pereira conta histórias de mães. “Dormir fora de casa”; de Ronaldo Simões Coelho, narra o desafio da menininha que vai dormir longe da mãe pela primeira vez. Em “A cama da mamãe”, de Joi Carlin e Morella Fuenmayor; há a nostalgia das lembranças das brincadeiras que toda criança gosta de fazer na cama da mamãe. “Boi Cavaco e Vaca Valsa”, de Cristina Porto e Michelle Iacocca, narra a paixão de um casal e o nascimento de seu primeiro filho. E, finalmente, em “Para que serve uma barriga tão grande?, de Rosa Amanda Strausz, o bezerrinho conta as mudanças que tem observado em sua mamãe, e os seus temores frente à chegada de um irmãozinho.
A contação é animada com a participação de Karine da Cunha, que toca e canta canções de sua autoria e do cancioneiro popular. “Boi Cavaco e Vaca Valsa” é uma história totalmente musical, cantada por Karine e dramatizada por Leila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário